terça-feira, 30 de junho de 2009

Beleza triste

Homem negro, liberto
Luta e canta sua cultura
Capoeira lenta
Jogada no chão

O lamento da capoeira angola
É de saudade e libertação

Pássaro negro, vistoso
Canta triste e lindamente
Pássaro preso
Destituído de visão

O canto do assum preto
É de saudade e conformação

Idéias desvairadas, desconexas
E o semblante repleto de uma alegria muito triste
Vaga entre sentimentos confusos
E infundados, seja euforia ou depressão

Os olhos incompreensíveis do louco
São também de saudade, e alienação

Ouvi dizer que toda beleza é triste
Contestei veemente
(Tenho lembrança de belezas mui alegres)
A saudade decepou minha convicção

Descobri que a saudade é a própria contradição da alegria
Ela vem dentro da felicidade
Camuflada atrás de um sorriso
Ou de um olhar mais profundo
Dança entre os dedos que acariciam
Espreita cada sussurro
Saudade tem "xero"

Bela e triste,
Foi ela quem me provou a sabedoria do amigo poeta
Derrubou um bocado de certezas que eu tinha
E me fez querer um pouco mais de sol

Nenhum comentário:

Postar um comentário